top of page

A breve vida de Carlo Acutis

Atualizado: 13 de jul. de 2024

O jovem, que em breve, será canonizado pela Igreja Católica, desperta curiosidade sobre a sua vida

Carlo Acutis (1991-2006) foi um jovem italiano que viveu por apenas 15 anos. Beatificado em 10 de outubro de 2020, com a memória litúrgica celebrada em 12 de outubro, se tornou referência para os peregrinos que vão até à cidade de São Francisco, na Itália..


Quem foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, em 3 de maio de 1991. Ainda criança, se apaixonou pelos milagres eucarísticos ao redor do mundo e, com o consentimento e na companhia dos pais, Antônia Salzano e Andrea Acutis, viajou por vários países e documentou e fotografou esses milagres.

Criou um site para divulgar os milagres que pesquisou e queria que o mundo conhecesse, com o auxílio da tecnologia, o poder de Deus revelado na Eucaristia.

Os pais de Carlo eram italianos, da cidade de Milão e estavam a trabalho em Londres quando o menino nasceu. Quatro meses após o nascimento do filho, voltaram para a Itália e educaram a criança nesse país.

Em Milão, com apenas sete anos, o jovem realizou a Primeira Comunhão e fez questão de receber Jesus Eucarístico diariamente, a partir daquele momento.

Ainda na infância, demonstrou grande devoção à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de Lourdes e especialmente em relação às aparições da Santa Mãe de Deus em Fátima, Portugal.

Em 2006, com apenas 15 anos, foi diagnosticado com leucemia, porém, o jovem não teve tempo para iniciar o tratamento, pois a doença se apresentou de forma "fulminante". Aproveitou o sofrimento que passou e ofereceu pelo Papa Bento XVI (1927-2022), que era o sumo pontífice da época e por toda a Igreja. Uma semana após o diagnóstico, faleceu em 12 de outubro, no hospital San Gerardo de Monza.

Nos poucos dias hospitalizados, impressionou os médicos Andrea Biondi e Mòmcilo Jankovic e toda a equipe que teve contato com o paciente tão jovem, que alegaram que Carlo tinha um olhar doce, corajoso e cheio de empatia.


O amor pela cidade de Assis

Por que Carlo foi sepultado em Assis se ele era originário de Milão?

O amor de Acutis por São Francisco de Assis e pela cidade desse santo homem surgiu ainda na infância do jovem beato.

Carlo Acutis tinha apreço pelos pobres da cidade e várias vezes doou a própria roupa do corpo para aquecê-los. Alimentava os necessitados com comida e, se preciso, lhes dava dinheiro.

Dizia aos pais que em Assis respirava um ar alegre e a cidade portava algo especial que nenhuma outra no mundo tinha. Afirmava que não queria imitar São Francisco, porque tudo que o santo viveu foi muito difícil, mas mesmo sem querer, trilhou o caminho do Santo de Assis e alcançou a santidade.

Quando o jovem beato faleceu em 2006, primeiro seu corpo foi sepultado no Cemitério da Cidade e depois para o Santuário do Despojamento, onde repousa atualmente.

Os peregrinos que vão até Assis, desde o ano de 2020, têm a opção de se inspirarem em dois jovens italianos que viveram nessa cidade e deixaram o profundo testemunho de que Deus deve ser o centro de nossa vida e ocupar o primeiro lugar sempre. São Francisco de Assis (1181-1226) e o Beato Carlo Acutis (1991-2006), homens que viveram em épocas diferentes, mas que fizeram a mesma escolha: servir a Deus e ao próximo.


Processo de beatificação


No ano de 2013, foi aprovada a abertura do processo de beatificação do jovem italiano. Em 15 de fevereiro daquele mesmo ano, a investigação ao nível diocesano iniciou, com encerramento em 24 de novembro de 2016. As virtudes heroicas de Carlo Acutis foram confirmadas pelo Papa Francisco em 2018. E a data escolhida para a beatificação foi em 10 de outubro de 2020.

Neste ano de 2024, em maio, o Papa Francisco autorizou a canonização do jovem beato ao aprovar mais um milagre a ele atribuído.

A data da canonização ainda não foi divulgada pelo Vaticano, porém, se acredita que a celebração acontecerá em 2025, o Ano Jubilar.

 

O sonho de Antonia Salzano

Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, revelou em várias entrevistas no ano passado que sonhou primeiro com São Francisco de Assis, que lhe dizia:

"Seu filho ocupa um lugar muito alto no céu, após sua canonização virá uma geração de santos."

Depois, sonhou com o filho, Carlo Acutis, que lhe afirmou:


 "Serei beatificado e canonizado em breve."

Live especial - Carlo Acutis

Acompanhe abaixo a live especial sobre Carlo Acutis, na qual a jornalista Vanusa Reis entrevistou o padre Fábio Vieira, sacerdote brasileiro que morou com os pais do jovem beato no ano de 2020.



Beato Carlo Acutis, rogai por nós!

 

Por Vanusa da Silva

 

 
 
 

Comentários


bottom of page