O Quebra-Nozes encantou Campinas
- Vanusa Reis
- 5 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
Com duas apresentações, o público campineiro prestigiou um grande espetáculo que resgata a tradicional arte natalina

O ballet O Quebra-Nozes ocupou o palco do Teatro Castro Mendes, em Campinas-SP, nos dias 2 e 3 de dezembro, e atraiu um grande público para viver momentos mágicos e natalinos, conduzidos pelos personagens do espetáculo.
Quando a arte é acessível, o público comparece
Nas duas noites de apresentação, o Teatro Castro Mendes se encheu de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos imersos na história do clássico O Quebra-Nozes, criado na Rússia em 1892.
Os ingressos custaram entre R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), o que possibilitou que amantes do teatro marcassem presença nesse evento artístico.
O espetáculo foi produzido pela Companhia de Dança de Campinas e pelo Projeto Dança e Cidadania, com direção-geral de Lucia Helena Negri Teixeira e direção artística de Rosana Presente. A equipe artística contou com mais de 160 bailarinos, além dos profissionais da equipe técnica.
Por volta das 20h, pouco antes do início do espetáculo, o burburinho tomava conta do teatro. Mas logo o silêncio cedeu espaço à arte, que em dois atos encantou, comoveu e entreteve os presentes.
“Me chamou a atenção a organização do espetáculo, o valor acessível e a quantidade de bailarinos envolvidos. A princípio, achei que eram poucos artistas trocando de figurino durante as cenas, mas no final percebi o número impressionante de profissionais. E também me surpreendeu o fato de a produção ser liderada por organizações sociais que recebem apoio e patrocínio.”— Gabriella Coimbra, espectadora do espetáculo.
Em que consiste o espetáculo?

O Quebra-Nozes é um conto natalino que convida os espectadores a embarcar com Clara e o Quebra-Nozes, inicialmente um boneco, que se transforma em príncipe, rumo a uma terra de magia e sonhos: o Reino das Neves e o Reino dos Doces.
Clara é filha do casal Stahlbaum, tem um irmão chamado Fritz e um padrinho, Herr Drosselmeyer, que a presenteia com o boneco Quebra-Nozes.
O espetáculo começa com uma festa de Natal oferecida pela família Stahlbaum. É durante esse evento que Clara recebe seu presente encantado.
Após a festa, a menina adormece — e o espetáculo se desenrola dentro de seu sonho, onde Clara aparece como uma jovem moça, não mais criança.
Ratos, soldados, súditos e convidados diversos compõem o caminho fantástico de Clara e seu príncipe.
Ao final da jornada, os dois chegam ao destino encantado. Mas, antes do “felizes para sempre”, Clara é despertada por Drosselmeyer e retorna à realidade, carregando doces lembranças desse clássico natalino.
Por Vanusa Reis, da Redação
Comments