A psicologia no cinema
- Vanusa Reis
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2024
Entrevista com uma especialista sobre a importância da psicologia na Sétima Arte

Que o cinema impacta a vida de muitos espectadores, não se tem dúvida. A história de um filme pode fazer parte das sessões de terapia, conversas entre familiares e amigos, trabalhos de colégio e faculdade, etc.
A psicologia está presente nos roteiros, nas atuações e nos detalhes de uma produção cinematográfica, e para entendermos melhor como isso nos beneficia, conversamos com a psicóloga com especialização em Logoterapia, Camila Pimentel de Menezes.
Segundo ela,
O cinema é uma arte que nasceu no passado e ganhou notoriedade em nosso século. Encontrou no meio tecnológico sua ascensão, e mesmo para quem não é cinéfilo, a Sétima Arte oferece conteúdo que pode se tornar lazer ou oportunidade em aprofundar algum tema específico.
Menezes ressalta a importância do cinema para a sociedade mundial:
O cinema emprega milhões de pessoas em todo o mundo, desperta interesse em empresários, muitos almejaram seu monopólio, porém a importância que esse setor tem, em qualquer sociedade, é permitir que se conte histórias por meio de atuações, adaptações, etc. e assim possibilita que cada expectador o consuma bem como prover.
E sobre a inserção da psicologia nos filmes, a especialista destaca:
O Inconsciente é uma instância psíquica que, por si só, não sabe fazer a triagem do que recebe, apenas interpreta, ele recebe e não diferencia o real da fantasia. Realizar um trabalho de reflexão sobre o cinema, os filmes assistidos, é importantíssimo, se possível desde criança. Com isso, podemos propiciar a conscientização e elaboração pelo consciente do que foi assistido. Um conselho que sempre dou é que é sempre importante os pais cuidarem do que assistem em frente aos filhos, ainda que pequenos, porque não dá para ter certeza do que eles absorvem e do impacto futuro disso que assistiram.
Ela ainda completa:
Cinema é mais que entretenimento: possibilita enxergar o mundo com "óculos de grau" a cada produção particular! Sempre será uma arte em desenvolvimento e uma peça chave para que o cinema continue a existir é a vida humana com suas particularidades, por isso, desejo vida longa à Sétima Arte.
Comments